segunda-feira, 17 de junho de 2013

As Origens das Histórias em Quadrinhos


A origem
das histórias em quadrinhos
(em Portugal, "bandas desenhadas")
pode ser mais antiga do que pensamos. 




Como mostram as ilustrações acima, os desenhos pré-históricos encontrados em cavernas confirmam que na pré-história os homens narravam fatos ou contavam histórias através de uma sequência de imagens. Por volta do quarto milênio a. C. (antes de Cristo), surgiram as escritas, e alguns povos passaram a utilizá-la combinando-a com uma sequência de desenhos, dando origem aos hieróglifos como os do antigo Egito. As histórias em quadrinhos são, por assim dizer, uma modernização dessa combinação entre os textos e os desenhos em sequência.
Em Portugal, elas são conhecidas como "bandas desenhadas". No Brasil, "histórias em quadrinhos", "quadrinhos", "gibis" ou "historietas". Nos países onde se fala o espanhol, "historietas" ou "cómicos". Em inglês, "comics". Mas nem sempre foram chamadas de "histórias em quadrinhos" no nosso país: no início eram conhecidas como "arte sequencial" e "narrativas figuradas". O termo "arte sequencial" veio do termo inglês ("sequencial arte") introduzido pelo desenhista norte americano Will Eisner" (criador de "O Espírito"), que foi criador de personagens e de histórias, roteirista, arte-finalista e editor de histórias em quadrinhos durante 70 anos. Ele nasceu em Nova York em 1917, começou a criar personagens e histórias aos 18 anos de idade (1935) e atuou nela até o ano em que morreu (2005). 

O primeiro personagem de histórias em quadrinhos do mundo

A revista apontada como a principal influenciadora para o surgimento propriamente dito e o desenvolvimento das histórias em quadrinhos é a "Punch". Criada na Inglaterra em 1841, ela não somente influenciou essa arte no Mundo Ocidental como também na China, onde as histórias em quadrinhos se tornaram conhecidas como "lian huan hua". No entanto, não se sabe ao certo quais foram os primeiros personagens de histórias em quadrinhos criados no mundo. Alguns autores dizem que o primeiro personagem principal foi Yellow Kid, criado pelo norte americano Richard Felton Outcalt.  Ele surgiu no dia 05 de maio de 1895, na história "Hogans's Alley" ("O Beco de Hogan"), publicada em tiras em jornais.
Yellow Kid, de Richard Felton Outcalt.


Yellow kid ("Garoto Amarelo") era um menino sem canelos, de orelhas grandes e sorriso ingênuo que usava sempre um pijama amarelo. No início, Outcaut não usava os tais "balões" de hoje; Yellow Kid se comunicava com os demais personagens pelos textos escritos em sua roupa. Somente anos mais tarde, o autor adotou os balões. A história não era publicada em cores - apenas o pijama do personagem era amarelo.







Fontes:

  • "História das Histórias em Quadrinhos", de Álvaro de Moya - Editora Brasiliense
  • "Desvendando os Quadrinhos", de Scott McCloud - Editora M. Books


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela sua participação.